Na completude florescem a inocência e o amor puro. Aqui se trata da verdadeira inocência sem a ingenuidade da criança que ainda não aprendeu a discernir. A inocência advinda da completude é uma conquista do amadurecimento pelo esforço e pela disciplina, consciente e inteligente; um florescimento do amor puro.
A compreensão vem da aceitação, e a iluminação acontece quando tem que acontecer, basta que nos preparemos para receber. Quem deseja a iluminação sem considerar que há algo a ser cumprido no plano do trabalho em si passa bem longe dela.
O Arcano 19 completa a etapa da regeneração e da preparação para estar diante do Juízo com a alma limpa e o coração leve. Não há conquista a ser comemorada, mas o merecimento alcançado por todo esforço empenhado no trabalho regenerativo pelo caminho. Porém, o merecimento ainda pode ser retirado caso desponte o orgulho do buscador que pensa ter conquistado a sua iluminação.
A iluminação da consciência acontece por consequência do trabalho disciplinado do buscador que se inicia no caminho da espiritualidade. Ela é uma dádiva e não pode ser desejada; todo trabalho do buscador deve ser desenvolvido sem visar resultados, com humildade e resignação, pois o que vai acontecer pertence ao plano superior e acontecerá quando for o momento propício.