Deus é o Criador de tudo e criou o Cosmos, o Cosmos criou o Universo, o Universo criou o Mundo, o Mundo criou o ser humano. Somos filhos e herdeiros do Mundo. Mas, para dominar o Mundo exterior, temos que dominar primeiro nosso mundo interior.
Agora compreendemos que o reino está na harmonia entre o mundo interior e o mundo exterior; compreendemos que todas as coisas são uma só coisa em formas e manifestações diferentes. Em outras palavras, tudo provém do Criador de tudo.
Todos os caminhos podem ter sido percorridos, todas as provas realizadas; podemos ter alcançado a compreensão da harmonia entre o interior e o exterior, podemos acreditar que alcançamos o objetivo, no entanto, isso não é verdade.
Avançamos um passo, é verdade, mas voltamos ao início para retomar o caminho, agora um grau acima na escala da evolução. O caminho não tem fim, o desenvolvimento também, visto que o Cosmos é infinito.
Para nós, todo fim é um novo começo, e nossos objetivos, por mais bem-intencionados que sejam no caminho do buscador, ainda são pequenos diante da grandeza do nosso potencial espiritual.
Estamos no Mundo para realizarmos o Reino de Deus e Sua Justiça, no entanto, esquecidos dessa dádiva divina, nos embrenhamos em lutas por aquilo que já está destinado a nós, se buscarmos o reino.
O mundo não é uma conquista a ser desejada; é uma realização interior.