A espiritualidade é a nossa natureza primordial e uma dádiva divina, mas ela é vivenciada somente quando nos tornamos conscientes.
O Arcano 12 indica que a vida espiritual, isto é, a nova consciência, traz uma nova visão da realidade. Valores antes proeminentes agora são realocados em posição relativa, e só aquilo que é necessário permanece. A posição da figura simbólica deste Arcano é representativa dessa nova visão a partir de uma resignação incondicional ao Supremo.
Para se iniciar o caminho da espiritualidade na vida terrena, é necessário aceitar profundamente a supremacia da inteligência divina e se submeter ao sacrifício dos prazeres que prejudicam a elevação da consciência, mas sem se apartar do mundo e das coisas terrenas. É uma nova maneira de viver e se relacionar com o mundo terreno estando espiritualmente ancorado.
O sacrifício é voluntário e prazeroso, pois não implica em renúncia das coisas do mundo terreno, mas sim numa resignação às leis que ordenam a evolução espiritual e uma aceitação de tudo como é – e uma profunda paz de espírito.
Os valores agora são outros e o que importa é a vida espiritual. Todas as coisas passam a ser sagradas, não há mais separação entre o que está em cima e o que está embaixo, entre sagrado e profano.
Chegou o momento de se libertar de tudo o que não é mais necessário, de todas as inutilidades que sempre pesaram no coração, no sentimento de apego.