“Diabo” é um nome dado ao Arcano 15 como representação do seu aspecto mais tenebroso. Um aspecto, diga-se, mal interpretado pelos tarólogos. Mas o Arcano em si mesmo não determina como as experiências vão ser feitas; apenas aponta para os possíveis resultados de acordo com cada escolha que o ser humano fizer.
Este Arcano representa as tentações que nos seduzem para os vícios e as paixões sedentas de prazeres sensoriais; são as seduções externas que instigam os desejos internos.
Aos buscadores, e principalmente aos que já são iniciados no caminho, ele representa o grande perigo que pode levar ao desvio das virtudes e a uma queda devastadora. Muitos são os espiritualistas que caem nas armadilhas do seu próprio ego e começam a se achar dotados de poderes supra-humanos, arrebanham seguidores e os seduzem com suas promessas de poder e sucesso, ou de uma iluminação espiritual alcançada por meio de magias.
Podemos considerá-lo como um espírito que consegue induzir ao mal através do bem. Ele é especialmente perigoso para aqueles que buscam sem considerar o tempo do amadurecimento; sua força se revela em tentações e atrações com promessas de facilidades no caminho por meio de rituais de magia negra.
A busca deve ser uma busca por si mesmo e não por resultados. O risco de retrocesso moral é enorme para aqueles que se insuflam de uma espiritualidade egocêntrica.