O Arcano 18 prenuncia o crepúsculo que antecede a noite, que para os místicos é a grande noite obscura da alma, aquele momento de total obscuridade que antecede a iluminação espiritual. Esta é a grande noite obscura da alma que acontece no umbral da iluminação, mas nós passamos por muitas pequenas noites obscuras na vida, naqueles momentos de dificuldades enormes em que o túnel parece não ter fim.
O Arcano nos guia para dentro de nosso santuário interior no ponto mais profundo de nossa alma a fim de que examinemos as sombras que restam de nosso passado. Nos confronta com a nossa realidade, metade luminosa, metade escuridão. É a provação derradeira antes da iluminação da consciência. O crepúsculo da noite será também o crepúsculo do amanhecer – meio claro, meio escuro; meio escuro, meio claro.
O caminho foi longo e desafiador até aqui e o objetivo está próximo de ser alcançado, basta continuar e esperar pelo amanhecer do novo dia. Mas ainda há risco de incorrer na soberba – a iluminação acontece quando tem que acontecer, não é um querer.
A iniciação é um processo trabalhado em si, mas a iluminação acontece e não depende da escolha do momento. Então, o que resta a fazer é continuar e esperar que o momento aconteça quando o iniciado estiver pronto para receber.
Agora é hora de cultuar a noite e a Lua e esperar pelo amanhecer radiante de luz solar.