Este Arcano representa a força interior. Depois de aceitar que todas as coisas são impermanentes, que tudo é cíclico e que os ciclos mudam no momento que têm que mudar sem se importar com aqueles que resistem, o caminho do buscador apresenta uma nova e decisiva etapa.
Esta aceitação de tudo como é reforça a vontade que se sustenta na força da energia interior. Agora o comando é espiritual, da inteligência sobre o instinto, do humano sobre o animal, do espírito sobre a matéria; e no centro se encontra o ser humano que se volta para a sua verdadeira humanização em busca da espiritualidade.
Com o tempo, essa força cresce e aumenta a esperança e a confiança de ter escolhido o caminho certo. O medo foi dominado graças a essa força espiritual que vem do interior e à convicção de que essa força interior permite agir e viver em paz. A verdadeira batalha sempre foi travada dentro de nós, e quando compreendemos isso, nos pacificamos e cessamos todas as lutas exteriores, que sempre foram os reflexos de nossos conflitos interiores.
A iniciação não é uma conquista para uma vida mortal terrena; ela é a pré-escola para o resto do caminho, que passa pelas sucessivas reencarnações e no além. É uma preparação da alma para a resignação incondicional ao Supremo e às suas leis imutáveis e eternas.
A cada progresso são apresentadas novas responsabilidades e exigências maiores; é preciso treinar a intuição e confiar nela, pois ela é a voz da sabedoria interior.