As dúvidas são benéficas porque nos instigam ao discernimento. Estamos diante do Arcano que nos convida a fazer nossa escolha entre o bem e o mal, a escuridão e a clareza. Esse é o livre-arbítrio concedido ao ser humano. A inteligência e a consciência permitem que façamos nossas próprias escolhas, e recebemos como resultado aquilo que conhecemos por carma.
O carma é a somatória dos resultados de nossas escolhas, tanto boas quanto ruins, e determina o nosso destino em cada nova encarnação. À medida que obtemos melhores resultados, o carma se torna mais leve e o destino mais promissor.
No entanto, mesmo após alcançar uma boa condição de progresso, ainda é possível experimentar retrocessos na evolução. Isso não representa uma involução na inteligência e consciência, mas uma eventual queda moral diante de uma encarnação de desafios, que pode levar ao caminho da escuridão. Continuamos atados pelas correntes do carma, e qualquer falta de vigilância pode abrir portas para tentações e desejos inferiores.
Cada escolha feita implica responsabilidade pelos seus resultados, e transferir a responsabilidade para os outros não é útil.
O Arcano alerta que, agora que você recebeu o ensinamento e possui uma maior clareza na consciência, deve tomar a sua decisão.